
“O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos principais prêmios do New York Film Critics Circle (NYFCC), o mais antigo grupo de críticos dos Estados Unidos. A produção venceu como Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura recebeu o título de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro reconhecido pela entidade na categoria. Esta é também a segunda vitória de Kleber no NYFCC, após “Bacurau” ter sido premiado em 2020.
As conquistas reforçam a força do filme na temporada de premiações. Nesta quinta-feira (4), Moura será homenageado no IndieWire Honors por sua atuação, e a produção segue entre os pré-indicados ao Critics Choice Awards nas categorias de Elenco e Figurino, com os finalistas sendo anunciados em 5 de dezembro.
No mercado internacional, “O Agente Secreto” vem acumulando excelente recepção. Nos Estados Unidos, o longa mantém 99% de aprovação no Rotten Tomatoes, destaque entre os candidatos deste ano. O lançamento segue em expansão, chegando nesta semana aos cinemas de São Francisco e Boston e, a partir de 19 de dezembro, a cidades como Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle e Austin. A França recebe o filme em 17 de dezembro, enquanto Portugal e Alemanha já registram mais de 40 mil espectadores.
No Brasil, o longa ultrapassa 910 mil ingressos vendidos e caminha para se tornar apenas o segundo filme nacional de 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores. Já é o maior sucesso comercial da carreira de Kleber Mendonça Filho e o título de maior bilheteria da Vitrine Filmes. O lançamento brasileiro teve patrocínio master da Petrobras, que celebra 30 anos de apoio ao cinema nacional.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional da CinemaScópio, com parceiros da França, Alemanha e Holanda, e distribuição da Vitrine Filmes no Brasil.