Wagner Moura faz história e “O Agente Secreto” vence prêmio do New York Film Critics Circle (NYFCC)

“O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, conquistou dois dos principais prêmios do New York Film Critics Circle (NYFCC), o mais antigo grupo de críticos dos Estados Unidos. A produção venceu como Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura recebeu o título de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro reconhecido pela entidade na categoria. Esta é também a segunda vitória de Kleber no NYFCC, após “Bacurau” ter sido premiado em 2020.

As conquistas reforçam a força do filme na temporada de premiações. Nesta quinta-feira (4), Moura será homenageado no IndieWire Honors por sua atuação, e a produção segue entre os pré-indicados ao Critics Choice Awards nas categorias de Elenco e Figurino, com os finalistas sendo anunciados em 5 de dezembro.

No mercado internacional, “O Agente Secreto” vem acumulando excelente recepção. Nos Estados Unidos, o longa mantém 99% de aprovação no Rotten Tomatoes, destaque entre os candidatos deste ano. O lançamento segue em expansão, chegando nesta semana aos cinemas de São Francisco e Boston e, a partir de 19 de dezembro, a cidades como Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle e Austin. A França recebe o filme em 17 de dezembro, enquanto Portugal e Alemanha já registram mais de 40 mil espectadores.

No Brasil, o longa ultrapassa 910 mil ingressos vendidos e caminha para se tornar apenas o segundo filme nacional de 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores. Já é o maior sucesso comercial da carreira de Kleber Mendonça Filho e o título de maior bilheteria da Vitrine Filmes. O lançamento brasileiro teve patrocínio master da Petrobras, que celebra 30 anos de apoio ao cinema nacional.

“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional da CinemaScópio, com parceiros da França, Alemanha e Holanda, e distribuição da Vitrine Filmes no Brasil.

Sair da versão mobile