Manaus volta a ter ligação aérea direta com Caracas com a confirmação da nova rota internacional operada pela Rutaca Airlines. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6), durante evento realizado no auditório da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), marcando um avanço na conectividade aérea e na integração turística entre o Amazonas e a Venezuela.

A retomada do voo é resultado de articulações do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em parceria com órgãos federais e entidades do setor. A nova operação tem como foco impulsionar o turismo, estimular negócios e ampliar o fluxo de passageiros internacionais na capital amazonense.
O voo inaugural está programado para o dia 24 de fevereiro, com duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos. As saídas de Manaus ocorrerão às 3h40, com chegada a Caracas às 6h20. No sentido inverso, os voos partem da capital venezuelana às 23h30, chegando a Manaus às 2h20.
Além da conexão direta com Caracas, a rota permitirá acesso facilitado a outros destinos da Venezuela, como a Isla Margarita, além de conexões internacionais para cidades como Havana, Bogotá, Port of Spain e Cidade do Panamá. A iniciativa se soma às ações de promoção do Destino Amazonas, que vêm contribuindo para o crescimento do fluxo internacional de passageiros e o fortalecimento do estado como porta de entrada do turismo na região Norte.