
A 24ª Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta terça-feira (15), foi marcada por balanços dos 100 primeiros dias de legislatura, ações voltadas ao combate à violência doméstica e a promoção da participação popular no planejamento da cidade. Durante o Grande Expediente, os vereadores apresentaram dados e propostas que refletem os primeiros meses da 19ª Legislatura (2025-2028).
O vereador Gilmar Nascimento (Avante), corregedor da CMM, destacou o alto volume de proposições legislativas. Segundo ele, a Casa já apresentou 407 Projetos de Lei, dos quais 174 foram aprovados pelas comissões temáticas. “A produtividade da Câmara é excelente, assim como a qualidade dos projetos apresentados”, avaliou.
A violência doméstica também esteve em pauta. O vereador João Paulo Janjão (AGIR) defendeu a criação de uma Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher, em resposta aos casos recentes registrados na capital e na região metropolitana. Ele propôs ações conjuntas com órgãos estaduais e municipais de segurança. “Precisamos dar amparo às vítimas, mas também agir de forma firme contra os agressores”, afirmou.
No campo do planejamento urbano, o vereador Sérgio Baré (PRD) incentivou a população a participar do “PPA Participativo”, plataforma digital lançada pela Prefeitura de Manaus que permite aos cidadãos contribuírem diretamente na construção do Plano Plurianual. “É uma oportunidade de cada um indicar as reais necessidades do seu bairro, como saúde, habitação e infraestrutura”, disse.
Por fim, o vereador Marcelo Serafim (PSB) celebrou o protagonismo feminino na educação, parabenizando a professora Tanara Lauschner, recém-eleita reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele relembrou sua atuação no movimento estudantil ao lado de Tanara e da deputada estadual Alessandra Campelo, exaltando a liderança das duas mulheres no cenário acadêmico e político do estado.