Serviço de Telessaúde a Rio Preto da Eva e amplia rede digital no interior

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (27), o serviço de Telessaúde no município de Rio Preto da Eva, que passa a ser o sétimo do interior do Amazonas a integrar a rede do programa Saúde AM Digital. A iniciativa oferece atendimento médico remoto e diagnóstico à distância, por meio de tecnologia instalada na Unidade Básica de Saúde Dona Maria de Lourdes, no bairro Segunda Etapa.

Com duas telessalas e um novo equipamento de eletrocardiograma, a estrutura permite que moradores do município tenham acesso a 12 especialidades médicas sem precisar sair da cidade.

“A meta é que, em até 20 dias, nenhum paciente espere mais de 15 dias por uma consulta especializada”, afirmou o governador, reforçando o compromisso do Estado com a interiorização da saúde.

A aposentada Vanildes Queiroz, de 81 anos, foi uma das primeiras a utilizar o serviço. Após realizar uma teleconsulta em ortopedia, destacou o ganho de tempo e qualidade de vida. “Antes precisava viajar até Manaus. Agora é mais fácil e rápido. Isso ajuda muito a gente que é do interior”, disse a paciente.

Desde o lançamento do Saúde AM Digital, em abril, o programa já realizou cerca de 20 mil teleconsultas e mais de 3,6 mil diagnósticos, com significativa redução nas filas de espera. Em algumas especialidades, o tempo caiu de 100 para até 19 dias. A plataforma também registra mais de 3 milhões de interações com usuários, facilitando o agendamento e acompanhamento de atendimentos via aplicativo e assistente virtual.

Além de Rio Preto da Eva, já contam com telessalas os municípios de Tapauá, Barcelos, Tefé, Manacapuru, Humaitá e Manicoré. A previsão do governo é alcançar os 61 municípios do interior até agosto, consolidando o Telessaúde como ferramenta estratégica para garantir atendimento especializado rápido, eficiente e descentralizado em todo o estado.

Sair da versão mobile