Roberto Cidade propõe Centros de Inovação no interior para impulsionar economia local

Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas - Foto - Herick Pereira

Fomentar a inovação e o empreendedorismo nos municípios do interior do Amazonas é a proposta do Projeto de Lei nº 95/2025, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB). A iniciativa busca ampliar oportunidades econômicas fora da capital, criando uma rede de Centros de Inovação e Empreendedorismo em regiões estratégicas.

Segundo o parlamentar, o projeto pretende oferecer aos municípios os recursos necessários para transformar o empreendedorismo em realidade.

“Na capital, essa prática já está mais consolidada. Mas o interior precisa de investimento e atenção para fortalecer sua economia local e gerar novas oportunidades”, destacou Cidade.

Os Centros devem funcionar como polos de apoio ao desenvolvimento de negócios inovadores, incentivando a criação de hubs tecnológicos, parcerias entre setor público e privado, universidades e organizações sociais. As ações terão foco nas vocações regionais, como biotecnologia, agrofloresta, turismo e economia digital, além da oferta de cursos, oficinas e acesso a espaços de coworking, internet de alta velocidade e laboratórios.

O projeto ainda prevê medidas para impulsionar a economia criativa e digital, inclusão social e fortalecimento das comunidades. Para viabilizar as ações, o governo estadual deverá estudar incentivos fiscais e parcerias público-privadas, além de buscar recursos nacionais e internacionais. A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em articulação com programas federais e entidades como o Sebrae. O projeto aguarda sanção governamental.

Sair da versão mobile