Roberto Cidade alerta jovens sobre bullying, fake news e saúde mental

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), destacou nesta terça-feira (23) os impactos do bullying e das fake news na saúde mental dos jovens. A fala ocorreu durante palestra do programa Educando pela Cultura, voltado a mais de 300 alunos de escolas públicas de Manaus, dentro da programação do Setembro Amarelo.

Cidade ressaltou que é essencial que adolescentes reconheçam gatilhos presentes nas redes sociais e no cotidiano que podem levar à depressão.

“Desde 2019 apresento leis para ajudar no combate à depressão e reduzir o número de pessoas que perdem suas vidas em razão dessa doença. Bullying e o mau uso das redes sociais são fatores que podem causar graves desordens emocionais”, afirmou.

Entre suas iniciativas legislativas, estão a criação da Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na rede pública de saúde (Lei nº 4.876/2019) e a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão Infantojuvenil (Lei nº 6.007/2022). Em 2023, foi sancionada lei de sua autoria que estabelece estratégias de saúde mental nas escolas, e, em 2024, outra que permite a criação de programas educativos sobre os riscos de mídias sociais e jogos eletrônicos que induzam crianças e adolescentes à violência, automutilação e suicídio.

O evento contou com estudantes do Colégio Amazonense Dom Pedro II, CETI Gilberto Mestrinho, além de outras unidades da rede estadual. O encontro faz parte da mobilização nacional do Setembro Amarelo, campanha que desde 2015 reforça a importância da prevenção ao suicídio e da construção de redes de apoio e acolhimento.

Sair da versão mobile