Putin relata a Lula avanços em reunião com Trump

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta segunda-feira (18) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de compartilhar os resultados de sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na última sexta-feira (15), no Alasca. Segundo o Kremlin, o encontro foi “positivo” e buscou caminhos para encerrar a guerra na Ucrânia, que já dura mais de três anos.

A conversa entre Putin e Lula teve cerca de 30 minutos. O líder russo relatou os temas tratados com Trump e reconheceu a participação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz — iniciativa articulada por Brasil e China para apoiar negociações internacionais em busca de uma solução diplomática para o conflito.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a “todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica”. O presidente brasileiro também desejou êxito às negociações em andamento entre Washington e Moscou.

Apesar de Trump e Putin terem declarado, após o encontro no Alasca, que houve progresso nas tratativas, os dois líderes evitaram detalhar como seria um possível acordo. Nesta segunda-feira, Trump recebeu na Casa Branca o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acompanhado de líderes europeus, para dar sequência às discussões sobre o futuro da guerra.

Sair da versão mobile