Professor da UEA recebe nomeação internacional por pesquisa em Física Estatística

Prof. Dr. Marceliano Oliveira. Foto: Acervo Pessoal

O professor doutor Marceliano Oliveira, associado do Colegiado de Física do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA), foi nomeado membro da Scientific Research Honor Society (Sigma Xi), uma das entidades científicas mais antigas do mundo, que reconhece figuras realizadoras de pesquisas no âmbito da ciência e tecnologia.

O cientista destaca que é a realização de um sonho estar entre os nomes mais importantes da ciência mundial em virtude de trabalho publicado internacionalmente. “O principal legado para a UEA e para o Amazonas é mostrar que é possível, principalmente no apoio ao crescimento das pesquisas. Todo este resultado não teria acontecido sem o apoio da gestão superior e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), que criaram as condições e incentivaram o andamento dessas publicações. Estimo que cada vez mais a pesquisa cresça na UEA e no Amazonas”, declarou.

Marceliano Oliveira é professor da UEA, desde 2012, e atua como especialista nas áreas de Física Computacional e Simulação, Física Aplicada a Novas Tecnologias. O professor recebeu a nomeação a partir da sua pesquisa intitulada “Balanço de flutuações sem dimensões aplicado à estatística e à física quântica”, realizada em parceria com o grupo de pesquisa “APG Associated Physicists Group”, que congrega pesquisadores do Amazonas, Ceará e Acre.

O projeto tem como objetivo implementar soluções inovadoras para abordagens da Física Estatística ao utilizar o método denominado “Dimensionless Fluctuations Balance (DFB)”. O trabalho fortalece a indústria mundial e facilita a realização de tarefas sem a necessidade de cálculos manuais. Além disso, contribui com novos modelos teóricos, máquinas que trabalham com sprays e gases metálicos e avanços na área de materiais.