Lula se reúne com papa Leão XIV e o convida para COP30 em Belém

Foto Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano, em sua primeira audiência com o pontífice. Durante o encontro, o chefe do Executivo brasileiro discutiu temas como fé, combate à pobreza, desigualdade social e preservação ambiental, além de convidar o papa para participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Em publicação na rede social X, Lula contou ter parabenizado o papa pela Exortação Apostólica “Dilexi Te”, destacando a mensagem de união entre fé e compromisso com os mais pobres. “Precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade. O documento é uma referência que deve ser lida e praticada por todos”, escreveu o presidente.

Lula também compartilhou com Leão XIV sua relação próxima com líderes religiosos brasileiros, como dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida e Pedro Casaldáliga, além do atual presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. O presidente mencionou ainda os avanços do país no combate à fome, afirmando que o Brasil foi retirado novamente do Mapa da Fome da ONU e que o tema está sendo levado à agenda internacional por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Ao convidar o pontífice para a Conferência do Clima (COP30), Lula destacou o simbolismo de sediar o evento “no coração da Amazônia”. O papa, no entanto, informou que não poderá comparecer por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano estará representado em Belém.

O presidente finalizou a visita mencionando a possibilidade de uma futura viagem de Leão XIV ao Brasil, ainda sem data definida. “Será recebido com o carinho e a fé do povo brasileiro”, disse Lula, lembrando as celebrações do Círio de Nazaré e do Dia de Nossa Senhora Aparecida como expressões da devoção popular do país.

Sair da versão mobile