O governador Wilson Lima deu início ao ano letivo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), nesta quarta-feira (26/03), beneficiando mais de 19 mil alunos na capital e interior. Desde 2019, o Governo do Amazonas ofertou mais de 950 mil vagas em cursos de qualificação, especialização e técnicos, impulsionando a geração de emprego e renda em todo o estado.
“Este é um espaço de transformação, onde muitas pessoas conquistam oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, seja por meio da carteira assinada ou de um pequeno negócio. Isso representa uma nova perspectiva de vida”, afirmou Wilson Lima.
Durante o evento, realizado na Escola Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, zona leste de Manaus, o governador homenageou cinco alunos que utilizaram os cursos do Cetam para iniciar novos empreendimentos. Entre eles, Darcley Feliciano, de 40 anos, que migrou da venda de cosméticos para o setor de gastronomia e hoje se especializa na área de instalação de ar-condicionado.
Novos cursos e expansão da educação profissional
Para 2025, o Cetam ampliou sua oferta de cursos presenciais, com mais de 19,5 mil vagas distribuídas entre a capital e o interior. Os cursos são realizados em unidades do Cetam, escolas públicas e centros de convivência. Atualmente, a instituição disponibiliza 540 cursos, com cargas horárias de 10 horas a dois anos.
Entre as novidades, estão cursos nas áreas tecnológica, industrial e gastronómica, como Programação de Metaverso, Noções de Criptoativos, Indústria 4.0, Produção de Sushi e formação de Barman. Também será ofertada mais uma edição do programa Mulheres Mil, em parceria com o Governo Federal, atendendo mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Cetam também ampliará a oferta de cursos técnicos integrados ao Novo Ensino Médio, incluindo Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia.
Interior recebe investimentos em educação tecnológica
Em maio, a Escola de Educação Profissional e Tecnológica Prof. Wilson Carvalho Pereira, em Silves, formará os primeiros 82 técnicos em Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária. A unidade é a primeira escola de tempo integral do Cetam no estado e foi construída em parceria com a empresa Eneva.
Outra iniciativa é a inauguração da nova unidade do Cetam em Parintins, prevista para junho. O espaço contará com laboratórios modernos para cursos técnicos e de qualificação, reforçando o compromisso do governo estadual com a capacitação profissional no Amazonas.