Enem 2025 mobiliza 4,8 milhões de candidatos neste domingo em todo o país

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começa neste domingo (9) para mais de 4,8 milhões de candidatos em todo o Brasil. As provas serão aplicadas em duas etapas — nos dias 9 e 16 de novembro — e seguem o horário de Brasília. No Pará, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta do calendário local.

No primeiro dia, os participantes responderão a 90 questões objetivas, distribuídas entre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo domingo, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza. O exame serve como porta de entrada para universidades públicas e privadas em todo o país, por meio do Sisu, Prouni e Fies.

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h — sem tolerância para atrasos —, e a aplicação começa às 13h30. O tempo máximo de prova é de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. Candidatos das regiões com fusos diferentes devem ficar atentos: no Amazonas, a prova começa às 12h30; no Acre, às 11h30.

Durante todo o domingo, o g1 fará cobertura em tempo real, com atualizações sobre a movimentação nos locais de prova, o tema da redação e boletins do Inep. A partir das 18h30, o portal transmitirá ao vivo o programa de correção com professores do Curso Anglo, que comentarão o gabarito extraoficial e as principais impressões da prova.

O Enem 2025 volta a mobilizar milhões de estudantes em busca de uma vaga no ensino superior e reafirma seu papel como o maior exame educacional do país, sendo também um termômetro das políticas públicas de educação e do desempenho dos alunos brasileiros.

Sair da versão mobile