David Almeida anuncia reajuste e unificação da data-base dos servidores

Prefeito David Almeida e Marcos Rota secretário-chefe da Casa Civil. Foto: Dhyeizo Lemos

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta quinta-feira (3), a unificação da data-base e a recomposição salarial dos servidores municipais. A medida beneficia trabalhadores da administração direta e indireta, incluindo os que atuam sob Regime de Direito Administrativo (RDA) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A decisão também abrange órgãos como a Controladoria-Geral do Município (CGM), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Prefeito David Almeida e Marcos Rota secretário-chefe da Casa Civil. Foto: Dhyeizo Lemos

Com a mudança, os reajustes salariais passarão a ocorrer em um único período, exceto para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que possuem planos diferenciados e terão a recomposição em junho. “Estamos garantindo a valorização dos servidores e trazendo mais previsibilidade na gestão financeira do município”, afirmou David Almeida.

O secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou que a unificação reduzirá a burocracia e facilitará a administração dos reajustes. “Cada secretaria tinha um calendário próprio, o que gerava diversas negociações ao longo do ano. Agora, teremos um único processo de reajuste, otimizando os trâmites administrativos e dando mais transparência”, explicou.

O secretário de Finanças, Clécio Freire, ressaltou que a unificação trará maior previsibilidade orçamentária. “Essa mudança permite um planejamento financeiro mais sólido, evitando surpresas no orçamento e garantindo um reajuste justo para todos os servidores”, disse.

Além de facilitar a gestão dos recursos públicos, a medida reduzirá o tempo gasto com negociações individuais e fortalecerá a política de valorização do funcionalismo municipal. A prefeitura também assegura que os reajustes seguirão critérios de responsabilidade fiscal e equilíbrio financeiro.

Com essa iniciativa, a administração municipal busca garantir maior estabilidade e eficiência na remuneração dos servidores, reafirmando o compromisso com a valorização e reconhecimento dos profissionais que atuam na cidade.