Arthur Henrique vence eleição suplementar em Roraima, mas posse depende de decisão do TSE e STF

Foto assessoria de campanha

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), foi o candidato mais votado na eleição suplementar para o Governo de Roraima, realizada neste domingo (21), mas ainda não pode ser declarado eleito. Isso porque sua candidatura segue sub judice e depende de decisões pendentes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Eleição suplementar para governador e vice-governador em Roraima – 21.06.2026. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
\

Com 100% das urnas apuradas, Arthur Henrique recebeu 160.004 votos, o equivalente a 60,87% dos votos válidos, abrindo uma vantagem de mais de 66 mil votos sobre o segundo colocado, Soldado Sampaio (Republicanos), que obteve 93.897 votos, ou 35,72%. A candidata Nelita Frank (PT) ficou em terceiro lugar, com 8.948 votos, correspondentes a 3,40%.

Apesar da vitória nas urnas, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou que a proclamação definitiva do resultado depende da conclusão dos recursos apresentados pelo candidato. Arthur teve o registro de candidatura questionado por supostamente não ter cumprido o prazo de desincompatibilização ao deixar o cargo de prefeito de Boa Vista.

Em nota, o TRE-RR explicou que, enquanto o caso permanece em análise nas instâncias superiores, os votos atribuídos ao candidato seguem registrados conforme determina a legislação eleitoral. Até uma decisão definitiva da Justiça, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, continuará exercendo o cargo de governador interinamente.

Mesmo diante da indefinição, Arthur Henrique demonstrou confiança em uma decisão favorável. O candidato afirmou acreditar que o Supremo Tribunal Federal confirmará sua elegibilidade, permitindo sua diplomação e posse no governo estadual.

A eleição suplementar em Roraima foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral cassar o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil) e determinar a realização de um novo pleito. Com a vacância do cargo, o comando do Executivo estadual passou interinamente ao presidente da Assembleia Legislativa.

Caso a candidatura seja validada pela Justiça Eleitoral, Arthur Henrique assumirá seu primeiro mandato como governador de Roraima ao lado do vice, Subtenente Velton (PL), militar do Exército e presidente do partido em Boa Vista. Arthur foi prefeito da capital roraimense por dois mandatos e renunciou ao cargo em abril deste ano para disputar a eleição suplementar.

Sair da versão mobile