Embraer fecha venda de US$ 4,4 bi em jatos para Avelo Airlines

Imagem divulgação Avelo Airlines

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (10) a venda de 50 jatos E195-E2 para a companhia aérea norte-americana Avelo Airlines, em um contrato avaliado em US$ 4,4 bilhões. O acordo ainda prevê a possibilidade de aquisição de outras 50 aeronaves, o que pode elevar o negócio a 100 unidades. As entregas começam no primeiro semestre de 2027.

A Avelo será a primeira empresa dos Estados Unidos a operar o E195-E2, o maior e mais avançado jato comercial da Embraer. Atualmente, a companhia atua com aeronaves Boeing 737NGs. O modelo da fabricante brasileira se destaca por maior eficiência no consumo de combustível, baixo nível de ruído e capacidade de operar em pistas curtas, fatores que devem ampliar a malha aérea da companhia americana.

Para o presidente da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, a incorporação do E195-E2 marca um novo momento para a expansão da aviação regional.

“É um divisor de águas para companhias que desejam crescer de forma lucrativa e, ao mesmo tempo, oferecer melhor experiência aos passageiros”, afirmou.

O contrato reforça a presença da Embraer no mercado norte-americano, semanas após os produtos da empresa terem sido retirados da lista de itens sujeitos a tarifas de 50% impostas pelos EUA. A decisão, anunciada em julho, incluiu aeronaves, motores e componentes de aviação entre as exceções à taxação, favorecendo diretamente as exportações da fabricante brasileira.