INSS promete plano de ressarcimento para vítimas de fraude até próxima semana

Foto: Divulgação

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta segunda-feira (5) que o plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas vítimas de fraude deve ser apresentado até a próxima semana. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews, na qual Waller destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou agilidade na solução do caso.

Segundo Waller, o processo de elaboração do plano está em fase interna de análise na Casa Civil. “O presidente da República determinou que tudo seja feito o mais rápido possível. Agora, dependemos de aprovação conjunta com outras instituições, como o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal”, disse.

A fraude, alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, afetou diretamente segurados do INSS. Para responsabilizar os envolvidos, o órgão abriu 13 processos contra pessoas jurídicas neste domingo (4). De acordo com o presidente do INSS, essas empresas aparecem no relatório da PF como pagadoras de propina e, em alguns casos, operavam como fachadas.

A expectativa é que, com a articulação entre os diferentes órgãos, o plano de ressarcimento avance sem novos atrasos.

“Creio que todo o plano pode sair nesta ou na próxima semana”, reforçou Waller, sinalizando que a devolução dos valores aos prejudicados será tratada como prioridade pelo governo federal.