
Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS já podem consultar o valor da antecipação do 13º salário pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss. A primeira parcela começa a ser paga no dia 24 de abril para quem recebe até um salário mínimo. A segunda será liberada entre os dias 26 de maio e 6 de junho, conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS).
Ao todo, cerca de 34,2 milhões de pessoas terão direito ao pagamento, que deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia nacional. A maioria dos beneficiários receberá 50% do valor do 13º na primeira parcela. Já quem começou a receber o benefício depois de janeiro terá o valor proporcional.
Os pagamentos seguem até 8 de maio para quem ganha o mínimo (R$ 1.518) e até 6 de junho para quem recebe acima do piso. O atendimento também pode ser feito pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, com CPF em mãos.
Por lei, beneficiários do BPC e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º. Já quem recebe auxílio-doença terá valor proporcional à duração do benefício.