Wilson Lima vistoria salas de Telessaúde na rede estadual de saúde

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou nesta terça-feira (08/04) a instalação das primeiras salas que vão receber o serviço de Telessaúde na rede estadual. O espaço visitado está localizado na Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, e integra a nova estratégia do programa Saúde AM Digital, que busca modernizar o acesso a atendimentos médicos.

Acompanhado da secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, o governador verificou a fase final da instalação dos equipamentos nas salas reformadas, que serão dedicadas exclusivamente aos atendimentos por Telessaúde. A expectativa do governo é lançar oficialmente o sistema nos próximos dias e iniciar uma nova fase nos serviços prestados à população.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres

“Já estamos com o atendente virtual em funcionamento, e os pacientes estão sendo consultados sobre a possibilidade de receberem atendimento via Telessaúde. O nosso objetivo é que ninguém espere mais de 15 dias por uma consulta”, afirmou Wilson Lima durante a visita.

O novo modelo permitirá que pacientes realizem consultas e exames de forma virtual, com atendimento nas próprias unidades de saúde, como policlínicas e CAICs, ou diretamente de casa, por meio de celulares e computadores com acesso à internet. A inovação pretende beneficiar principalmente usuários que enfrentam longos deslocamentos ou dificuldades de acesso presencial.

A Telessaúde é uma das etapas do programa Saúde AM Digital, lançado em fevereiro deste ano. A iniciativa visa reunir soluções tecnológicas para dinamizar a realização de consultas e exames, além de ampliar o alcance dos serviços especializados no interior e na capital. A primeira fase contou com a implantação de uma assistente virtual com inteligência artificial que informa os pacientes sobre datas e locais de atendimento agendado.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres

De acordo com a secretária Nayara Maksoud, o impacto do novo sistema será direto na redução das filas do Sisreg, especialmente nas especialidades com maior demanda.

“Queremos garantir menor tempo de espera e atendimento de qualidade. Esse é o foco do Saúde AM Digital e da Telessaúde”, destacou.

Com a implementação do serviço, o Governo do Amazonas busca transformar a experiência do paciente na rede pública, oferecendo agilidade, comodidade e eficiência no atendimento médico, especialmente em regiões mais afastadas ou com infraestrutura limitada.