Wilson Lima pede apoio federal para mitigar impactos da cheia no Amazonas

Foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima se reuniu, nesta quinta-feira (20), em Brasília, com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir estratégias de enfrentamento a fenômenos climáticos no Amazonas. Na ocasião, Lima solicitou apoio federal para mitigar os impactos da cheia dos rios e entregou um relatório detalhando as ações já adotadas pelo governo estadual.

O documento inclui prognósticos da cheia, monitoramento das nove calhas do estado e um balanço das medidas emergenciais, como distribuição de purificadores de água, perfuração de poços e fornecimento de caixas d’água. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, todas as calhas do estado estão em processo de enchente, com destaque para as regiões do Juruá e Purus, que já estão em Situação de Alerta.

Além da cheia, o governador pediu reforço nas ações contra os impactos das chuvas, que já causaram deslizamentos e mortes na capital. O ministro Waldez Góes garantiu que o Governo Federal está aberto a propostas para ações de drenagem, proteção de encostas e implementação da ferramenta Cell Broadcast, que envia alertas da Defesa Civil para casos de desastre.

Ainda em Brasília, Wilson Lima se reuniu com a nova representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Killmer, para discutir os avanços dos programas de saneamento no estado, incluindo o Prosamin+ e o Prosai Parintins, que beneficiarão milhares de pessoas com obras de infraestrutura e moradias definitivas.