
O centro histórico de Manaus sedia, até o dia 22 de agosto, a segunda etapa do projeto Vivências Amazônicas, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus voltada à capacitação técnica de moradores em turismo comunitário. As aulas gratuitas ocorrem no auditório do mirante Lúcia Almeida, das 18h às 21h, e integram o Programa de Capacitação em Turismo de Base Comunitária, promovido pela Manauscult.
Nesta fase, os participantes têm acesso a três cursos: Desenvolvimento e Capacitação do Ecossistema do Turismo Local, Empreendendo no Turismo e Inclusão Digital e Marketing Pessoal. Os conteúdos abordam desde ecoturismo até boas práticas de recepção ao visitante, com foco em fortalecer o protagonismo comunitário e valorizar o patrimônio histórico-cultural da cidade.
A ação é executada pela Associação Pão da Vida e busca transformar o potencial turístico das comunidades em oportunidade concreta de renda e inclusão social. Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a capacitação ajuda a formar uma nova geração de agentes locais do turismo.
“Estamos plantando sementes de um futuro mais justo e sustentável”, afirmou.
Moradores como Wallace Cavalcante, que sempre sonhou trabalhar com turismo, agora vislumbram uma nova realidade.
“Me sinto, pela primeira vez, dentro desse universo. É uma experiência transformadora”, relatou.
O projeto Vivências Amazônicas contempla três etapas, totalizando 270 horas de formação. A primeira foi realizada na Colônia Antônio Aleixo e a terceira acontecerá na comunidade do Livramento, na RDS do Tupé, entre 1º e 19 de setembro. Cerca de 300 pessoas devem ser beneficiadas ao fim do ciclo.