
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, nesta sexta-feira (19), da solenidade de posse da União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB-AM). O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reuniu parlamentares de todos os 62 municípios do Estado e foi considerado um marco para a representatividade do legislativo municipal.
O novo presidente da UVB-AM, vereador Diego Afonso (União Brasil), destacou que a entidade nasce com o compromisso de fortalecer o municipalismo. Segundo ele, a prioridade será interiorizar as ações da instituição, levando capacitação e apoio também aos municípios mais distantes, de forma a aproximar a atuação parlamentar das demandas da população.
Já a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), empossada como 1ª vice-presidente da UVB-AM, ressaltou a relevância da iniciativa para ampliar a visibilidade feminina na política local. Para ela, a presença de mulheres na diretoria da entidade contribui para dar voz às pautas de interesse da comunidade feminina, reforçando a diversidade no parlamento municipal.
A cerimônia contou ainda com a participação do presidente da UVB Nacional, Gilson Conzatti, que destacou o papel da instituição em capacitar vereadores e fortalecer os mandatos em todo o Brasil.
“Nosso objetivo é empoderar o legislativo municipal, garantindo que cada vereador tenha consciência de sua importância na transformação da realidade das cidades”, afirmou.
Além de Diego Afonso e Professora Jacqueline, a diretoria da UVB-AM também inclui vereadores da capital, como Rodrigo Sá (União Brasil), empossado 2º vice-presidente. A posse foi prestigiada por Jaildo Oliveira (PV), Marco Castilhos (União Brasil), Yomara Lins (Podemos), Allan Campelo (Podemos) e Rosivaldo Cordovil (PSDB). Com a instalação oficial, a UVB-AM passa a atuar como elo entre a capital e o interior, assegurando que o Amazonas tenha presença ativa no cenário nacional do legislativo municipal.