O Vaticano instalou nesta sexta-feira (2/5) a tradicional chaminé sobre o telhado da Capela Sistina, que será usada para anunciar ao mundo o resultado do conclave que escolherá o novo papa. A reunião secreta entre cardeais começa no próximo dia 7 de maio, após a morte do papa Francisco em 21 de abril.
Por meio da cor da fumaça emitida, o mundo saberá se houve decisão. A fumaça preta indicará que nenhum nome foi escolhido. Já a branca anunciará que a Igreja Católica, com 1,4 bilhão de fiéis, tem um novo líder espiritual: o 267º papa da história.

A chaminé, visível da Praça de São Pedro, foi montada sobre as telhas da Capela Sistina, famosa pelos afrescos de Michelangelo. O sistema será ativado após cada votação dos cardeais, que queimam as cédulas com compostos químicos para produzir as cores características da fumaça.
Cerca de 133 cardeais devem participar do conclave, sendo aproximadamente 80% indicados pelo próprio papa Francisco, o que poderá influenciar diretamente na escolha de seu sucessor. Milhares de fiéis são esperados nos arredores do Vaticano durante o processo.