Vacinação contra gripe segue baixa entre grupos prioritários em Manaus

A Prefeitura de Manaus alerta que 71% das crianças, idosos e gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe, apesar da campanha estar em andamento desde novembro de 2025. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que apenas 28,44% do público estimado nesses grupos prioritários procurou uma unidade de saúde para receber o imunizante contra a Influenza.

A campanha tem como meta vacinar 439.396 pessoas na capital, incluindo 186.675 crianças de seis meses a cinco anos, 25.109 gestantes e 227.612 idosos. Até esta terça-feira (13/1), a cobertura vacinal alcançou 26,67% entre idosos, 29,32% entre crianças e 37,91% entre gestantes. Além desses públicos, a vacinação é direcionada a outros 17 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a baixa adesão preocupa, especialmente porque a vacina reduz o risco de agravamento, hospitalização e morte causados pela gripe. Ela destaca que, na região Norte, o calendário de vacinação é antecipado por causa do período chuvoso, quando há aumento de casos de síndromes gripais.

A vacina contra a Influenza está disponível nas salas de vacinação da rede municipal, com endereços disponíveis no site da Semsa. Além do atendimento nas unidades de saúde, equipes realizam busca ativa em domicílios para ampliar a cobertura. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde, além de comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.

Sair da versão mobile