UGPE do Amazonas é finalista do Prêmio Jatobá com campanha do Prosai em Parintins

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas é finalista do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2025, uma das principais premiações de comunicação e relações públicas da América Latina. Pelo quarto ano consecutivo, o órgão — vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) — foi classificado em duas categorias: “Cases Regionais do Ano” e “KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados”. Os vencedores serão anunciados no dia 1º de dezembro, em São Paulo.

O case selecionado foi a campanha “A água tratada chega, a vida muda”, criada para divulgar as ações do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) durante o Festival de Parintins. A estratégia de comunicação marcou o início de uma nova etapa para o município, com a entrega da primeira fase do sistema de abastecimento de água tratada, encerrando um problema histórico de contaminação por metais pesados.

Com ações criativas e interativas, a campanha levou educação ambiental e informação ao público, por meio de estandes, espaços instagramáveis, atividades de gamificação, cabine de brindes e ampla cobertura na imprensa. O esforço de comunicação resultou em mais de 200 publicações espontâneas, fortalecendo a transparência e a relação entre governo e sociedade.

O secretário da Sedurb e coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, celebrou o reconhecimento nacional: “Estar entre os finalistas de um prêmio da dimensão do Jatobá é motivo de orgulho. É o reconhecimento ao trabalho técnico e comprometido de nossa equipe, que busca dar visibilidade e credibilidade às ações públicas desenvolvidas no Amazonas”.

Desde 2022, a UGPE vem se destacando no cenário nacional por sua inovação em comunicação pública, somando finalistas e vitórias no Prêmio Jatobá, que chega este ano à sua nona edição, consolidado como uma das maiores homenagens às boas práticas de Relações Públicas na América Latina.

Sair da versão mobile