Trump diz ter tido “ótima conversa” com Lula e fala em visitar o Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que teve uma “muito boa” conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o diálogo se concentrou em temas econômicos e comerciais, e há planos para um encontro presencial “em um futuro não muito distante”.

Trump publicou em sua rede Truth Social que a reunião poderá ocorrer “tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”. O norte-americano elogiou o presidente brasileiro, chamando-o de “bom homem”, e disse que ambos pretendem “começar a fazer negócios”. Apesar de ter mencionado planos de visitar o Brasil “em algum momento”, Trump não confirmou se participará da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

O contato entre os líderes foi realizado por videoconferência e durou cerca de 30 minutos, segundo o Palácio do Planalto. Lula aproveitou a oportunidade para pedir a Trump que reveja tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras durante seu governo anterior. O republicano, porém, não mencionou o tema em sua publicação.

O governo brasileiro também informou que Lula reiterou o convite para que Trump participe da COP 30 e sugeriu um encontro durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Até o momento, nenhuma das partes confirmou data ou local para a reunião entre os dois presidentes.

Sair da versão mobile