
O período para solicitação de transferência de estudantes da rede pública de ensino do Amazonas para o ano letivo de 2026 tem início nesta quarta-feira (14/1) e segue até quinta-feira (15/1). A etapa é destinada a alunos que concluíram o ano letivo de 2025 e desejam mudar de unidade escolar, por motivos diversos.
O procedimento pode ser realizado de forma on-line, por meio do site matriculas.am.gov.br, ou presencialmente nas escolas da rede pública estadual, durante o horário comercial. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, as unidades de ensino e as coordenadorias distritais e regionais estão preparadas para orientar pais e responsáveis que tenham dúvidas sobre o processo.
Após a reserva da vaga, a confirmação da matrícula deve ser feita presencialmente na escola escolhida. Para isso, é obrigatória a apresentação de documentos como identificação do estudante, comprovante de residência, fotos 3×4, cartão de vacinação, histórico ou declaração de transferência, além dos documentos do responsável legal, no caso de alunos menores de idade.
O calendário de matrículas de 2026 prevê ainda que, entre os dias 16 e 20 de janeiro, será aberto o período para matrícula de novos alunos. Já o atendimento aos estudantes retardatários, que perderem os prazos iniciais, começa a partir do dia 21. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 092 5050, WhatsApp ou pelo e-mail seduc.atende@educacao.am.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.