Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar e causa destruição na Tailândia

Pessoas ficam perto de um prédio que desabou após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar na sexta-feira, disseram serviços de monitoramento de terremotos, que também afetou Bangkok, com centenas de pessoas saindo de prédios na capital tailandesa em pânico após os tremores, em Bangkok, Tailândia, 28 de março de 2025. Foto - REUTERS/Ann Wang

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo sentido também na China e na Tailândia. Em Bangkok, capital tailandesa, um arranha-céu em construção desabou, deixando ao menos três mortos e dezenas de desaparecidos sob os escombros, segundo autoridades locais.

O tremor ocorreu na tarde desta sexta-feira no horário local, com epicentro localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, região central de Mianmar. Devido à profundidade rasa do epicentro, a apenas 10 km do solo, o impacto foi sentido com intensidade nas áreas atingidas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há relatos de “danos significativos” em Mianmar, incluindo a destruição de estradas, pontes e edifícios. A Cruz Vermelha alertou para riscos em grandes represas da região. Voos da Myanmar National Airlines foram cancelados, e ainda não há informação oficial sobre o total de vítimas no país.

Na Tailândia, além do colapso do edifício em Bangkok, o tremor provocou pânico na população, com sirenes de alerta sendo acionadas por toda a cidade. Testemunhas relataram que a água de uma piscina no terraço de um prédio despencou com a força do terremoto, formando uma cascata.

As equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes, e as autoridades monitoram a situação. A junta militar que governa Mianmar controla a transmissão de informações no país, dificultando o acesso a detalhes sobre os danos e as vítimas na região afetada pelo sismo.