
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo sentido também na China e na Tailândia. Em Bangkok, capital tailandesa, um arranha-céu em construção desabou, deixando ao menos três mortos e dezenas de desaparecidos sob os escombros, segundo autoridades locais.
O tremor ocorreu na tarde desta sexta-feira no horário local, com epicentro localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, região central de Mianmar. Devido à profundidade rasa do epicentro, a apenas 10 km do solo, o impacto foi sentido com intensidade nas áreas atingidas.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há relatos de “danos significativos” em Mianmar, incluindo a destruição de estradas, pontes e edifícios. A Cruz Vermelha alertou para riscos em grandes represas da região. Voos da Myanmar National Airlines foram cancelados, e ainda não há informação oficial sobre o total de vítimas no país.
Na Tailândia, além do colapso do edifício em Bangkok, o tremor provocou pânico na população, com sirenes de alerta sendo acionadas por toda a cidade. Testemunhas relataram que a água de uma piscina no terraço de um prédio despencou com a força do terremoto, formando uma cascata.
As equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes, e as autoridades monitoram a situação. A junta militar que governa Mianmar controla a transmissão de informações no país, dificultando o acesso a detalhes sobre os danos e as vítimas na região afetada pelo sismo.