TCE-AM leva oficinas e reforça atuação pedagógica no Fórum +Municípios 2025

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) marcou presença ativa no Fórum Amazonas +Municípios 2025, com uma programação voltada à capacitação técnica de gestores e servidores municipais. O evento, promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no SESI – Clube do Trabalhador, na zona Leste de Manaus.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou que a participação da Corte de Contas tem caráter pedagógico e preventivo. “Estamos aqui para orientar e qualificar. O TCE-AM atua para fortalecer a boa governança e contribuir com o aprimoramento da gestão pública nos municípios”, afirmou.

Com mais de 30 painéis e a presença de autoridades estaduais, federais e representantes de órgãos de controle, o fórum se consolidou como espaço estratégico para troca de experiências e articulação institucional. O TCE-AM contribuiu com oficinas e painéis sobre gestão ambiental, comunicação institucional e segurança da informação.

Entre os destaques da programação, a oficina sobre o Programa de Gestão do Patrimônio Florestal, conduzida pela diretora Anete Ferreira e o auditor Sérgio Meleiro, apresentou resultados de auditorias ambientais e estratégias futuras. “A atuação do Tribunal na área ambiental tem caráter educativo e fortalece o elo com os municípios, promovendo políticas mais eficazes e sustentáveis”, explicou Meleiro.

No segundo dia do evento, o secretário-geral de controle externo do TCE-AM, Mário Sato, e o auditor de TI, Saulo Lima, conduziram painel sobre os desafios da comunicação institucional e da segurança da informação. Um dos alertas feitos foi sobre o baixo número de prefeituras cadastradas no sistema Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), o que dificulta o fluxo de informações com o Tribunal.

“Reforçar os canais de comunicação é fundamental para garantir transparência e eficiência na gestão. O TCE-AM está disponível para apoiar os gestores, mas é preciso que haja compromisso mútuo com essa relação institucional”, disse Sato.

A participação no Fórum +Municípios integra a política de aproximação institucional do TCE-AM, que busca fortalecer o controle externo com foco na orientação e na formação continuada dos entes municipais.