STF condena Bolsonaro e seu sete aliados por tentativa de golpe de Estado

Arte Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (11) o julgamento da ação penal da trama golpista, condenando Jair Bolsonaro e outros sete aliados. Por quatro votos a um, os ministros reconheceram crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de danos ao patrimônio público.

O ex-presidente recebeu a pena mais alta, de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado. Walter Braga Netto foi condenado a 26 anos; Almir Garnier e Anderson Torres, a 24 anos cada; Augusto Heleno, a 21 anos; e Paulo Sérgio Nogueira, a 19 anos. Já Alexandre Ramagem recebeu 16 anos, enquanto Mauro Cid, delator, obteve apenas dois anos em regime aberto.

Embora as sentenças estejam definidas, os condenados não serão presos de imediato. Todos ainda podem recorrer e tentar reverter as decisões. Apenas após a análise final dos recursos as penas poderão ser executadas, em um julgamento que reforça o peso das responsabilizações pelos atos de 8 de janeiro de 2023.