Selo Unicef 2025-2028 será lançado no Amazonas com meta de adesão total

Foto: Tiago Correa

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançam no dia 6 de maio, em Manaus, a nova edição do Selo Unicef (2025-2028). O evento, que ocorrerá no Salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, reunirá prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de instituições parceiras, com o objetivo de mobilizar todos os 61 municípios do interior para aderirem à iniciativa voltada à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante a solenidade, será formalizada a entrega da chave da futura Casa ONU, no bairro Adrianópolis, onde funcionava a antiga sede da Cosama. O espaço será a nova sede de agências da ONU no Amazonas, incluindo o próprio Unicef. A iniciativa simboliza o fortalecimento da presença institucional das Nações Unidas no estado e amplia a capacidade de articulação de políticas públicas voltadas à infância.

A nova edição do Selo traz três eixos inovadores: a atenção especial a populações indígenas e quilombolas, a criação de mecanismos institucionais de escuta infantojuvenil, e indicadores que avaliam se a redução das desigualdades é real em diferentes grupos dentro do mesmo município. A proposta é garantir que avanços na saúde, educação e proteção cheguem a todas as crianças, sem exceção.

Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas dará suporte técnico às prefeituras para que consigam implementar as ações necessárias. Ele reforça que a adesão ao Selo é voluntária, mas representa um compromisso direto com os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialmente no combate à violência, acesso à educação e saúde de qualidade.

Na edição anterior (2021-2024), o Amazonas obteve resultados históricos, com 55 municípios participantes e 29 certificados, número 3,5 vezes superior ao da edição 2017-2020. Entre os destaques estão o aumento de 8,8% na cobertura da vacina Tríplice Viral D2 e a redução de quase 40% no abandono escolar. O uso ampliado do Sipia também permitiu maior registro e resposta a casos de violência contra crianças.

A chefe interina do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, destacou que o sucesso da edição anterior se deve à articulação entre governo estadual e os municípios. “Superamos a média nacional em três indicadores e queremos, agora, alcançar todos os municípios do interior, com foco especial nas comunidades mais vulneráveis”, disse.

Com a nova edição, os municípios participantes receberão apoio técnico, capacitações e ferramentas estratégicas para desenvolver políticas públicas em áreas como saúde mental, educação inclusiva, primeira infância, enfrentamento à violência e participação cidadã de adolescentes. A meta é transformar o Selo Unicef em um motor permanente de desenvolvimento e inclusão social no Amazonas.

Sair da versão mobile