Sejusc supera 109 mil atendimentos de cidadania no Amazonas em 2025

Atendimento pac. Foto Linconl Ferreira

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ultrapassou a marca de 109 mil atendimentos de cidadania em todo o Amazonas ao longo de 2025. Os serviços foram realizados entre janeiro e dezembro, por meio das unidades de Pronto de Atendimento ao Cidadão (PAC) e de ações itinerantes, alcançando moradores da capital e de diversos municípios do interior.

Do total registrado, mais de 30 mil atendimentos foram relacionados à emissão de declarações de hipossuficiência, documento que permite a obtenção gratuita da segunda via de certidões de nascimento e casamento. Outros mais de 79 mil atendimentos ocorreram nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, voltados principalmente à regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ampliando o acesso da população a serviços essenciais de forma descentralizada.

A rede de atendimento da Sejusc conta atualmente com 22 unidades, sendo nove na capital, incluindo shoppings, PACs fixos e uma unidade móvel, além de 13 unidades em municípios do interior, como Parintins, Tefé, Itacoatiara e Tabatinga. Nessas estruturas, são oferecidos serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, passaporte, carteiras para pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista, além de outros atendimentos voltados à garantia de direitos da população amazonense.