
O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (24), a Base Fluvial Arpão 3, reforçando as ações de segurança nos rios do Amazonas. Com investimento de R$ 10,5 milhões, a unidade atuará no município de Coari e tem como foco o combate ao narcotráfico, roubos e biopirataria na calha do rio Solimões. A embarcação conta com lanchas blindadas, armamento pesado e tecnologia de monitoramento.
A nova base terá um efetivo de 60 agentes das Forças de Segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública, com apoio do Ministério da Justiça e da Marinha do Brasil. A estrutura abriga salas para cartórios, gabinete de delegado, laboratório do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e um canil para cães farejadores.
Desde a implantação das bases fluviais, o Amazonas intensificou o combate ao crime na região. Em 2024, a atuação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de 43 toneladas de drogas, número recorde que representa 70% das apreensões da Região Norte. O estado também registrou aumento de 11% na retirada de armas de circulação.
Além da Base Arpão 3, o governo mantém as Bases Arpão 1 e 2, além das bases Tiradentes e Paulo Pinto Nery, cobrindo áreas estratégicas dos rios Solimões, Negro, Japurá e Madeira. As operações coíbem crimes como extração ilegal de madeira, pesca predatória e contrabando.
O secretário de Segurança, Vinicius Almeida, destacou a importância das bases para a proteção da população ribeirinha. “Toda vez que tiramos drogas e armas de circulação, estamos garantindo mais segurança para os cidadãos”, afirmou.