
A segurança pública no Amazonas registrou avanços significativos em abril. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) apontam redução de mais de 33% nos crimes de roubo de celulares, a ônibus e pedestres. A melhora nos índices é atribuída ao reforço no policiamento, uso de tecnologia e ações conjuntas das polícias Civil e Militar.
Entre os destaques está a queda de 34% nos roubos de celulares, 46% nos assaltos a ônibus e ausência de ocorrências nas rotas do Polo Industrial de Manaus há cerca de seis meses. Os crimes contra pedestres também caíram 33%. “Estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico e do uso integrado das forças policiais e tecnológicas. A orientação do governador Wilson Lima tem sido determinante nesse processo”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
Programas como o RecuperaFone, da Polícia Civil, têm sido fundamentais no combate à criminalidade. Em sete meses, a iniciativa recuperou cerca de 5 mil celulares e prendeu 38 pessoas. Já o Nurcc, núcleo focado em roubos no transporte coletivo e rotas, ajudou a desarticular dez grupos criminosos.
Para o comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva, o uso de dados georreferenciados permitiu um policiamento mais eficaz.
“O mapeamento de horários e locais críticos garantiu presença policial estratégica, reduzindo significativamente as ocorrências”, destacou. O delegado-geral Bruno Fraga reforçou que o trabalho integrado seguirá firme para garantir mais segurança à população.