Roubo de celular cai 21% no AM com quase 7 mil aparelhos recuperados

Em dez meses, com apoio do Programa RecuperaFone, as Forças de Segurança do Amazonas reduziram em 21% os crimes de roubo de telefone celular em todo o estado e atingiram o mesmo percentual na capital Manaus. Associado às reduções, ações desencadeadas pelas Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) recuperaram mais de 6,3 mil aparelhos, sendo que deste total, cerca de 2 mil foram devolvidos aos respectivos proprietários.

O RecuperaFone foi lançado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) em setembro do ano passado. Nos últimos dez meses, o Programa, por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), desencadeou 28 operações, que resultaram na prisão de 71 pessoas.

Com ações enérgicas do policiamento ostensivo e preventivo PMAM e com investigações precisas do NIRC da PC-AM, os índices estão reduzindo os roubos tanto no Amazonas quanto em Manaus .

“Iniciamos esse projeto com uma redução de pouco mais de 12%. Chegamos a alcançar em novembro do ano passado, a ter 50% de queda neste mês e agora, fechamos esses dez meses de atuação com uma redução de 21% e ainda não estamos satisfeitos. Tenham a absoluta certeza que iremos ter reduções ainda maiores, isso graças ao empenho das nossas polícias Civil e Militar”, destacou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Recuperação

Em dez meses, foram recuperados um total de 6.300 celulares. Deste total, cerca de 2 mil tiveram os donos identificados e restituídos aos proprietários. Além disso, 79 lojas de venda e assistência técnica de aparelhos foram vistoriadas pelas equipes do RecuperaFone.

As restituições foram realizadas a partir da divulgação de quatro editais publicados pela SSP-AM, sendo dois ainda em 2024 e dois este ano. A Secretaria de Segurança ressalta a importância do cidadão em registrar o Boletim de Ocorrência (BO), seja na forma presencial nas delegacias ou por meio da Delegacia Virtual.

Tecnologia em Operações no Interior

A ferramenta tecnológica já é utilizada em ações ostensivas no âmbito da Operação Impacto, não só na capital, mas também na Região Metropolitana e no interior do estado. A busca ativa por celulares também tem resultado em operações RecuperaFone, que vêm auxiliando na desarticulação de grupos criminosos especializados em roubo e furto de aparelhos, além da prisão de receptadores.

O diretor NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, destacou que a tecnologia empregada no sistema permite notificações em massa via aplicativo de mensagens, o que tem agilizado o processo de recuperação dos aparelhos.

“Já estamos chegando a sete mil celulares recuperados, e seguimos com nossas ações não só para prender aquela pessoa que pratica o roubo ou furto, mas também, quem recepta esses aparelhos. Além disso, estamos intensificando nossas ações de orientar o comerciante, empresário para que não comprem ou vendam celular sem a devida documentação e da mesma forma ao comprador”, afirma a autoridade policial.