
Durante ação do Maio Laranja na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (22/5), o presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), fez um apelo à conscientização sobre os riscos de crimes sexuais e virtuais envolvendo crianças e adolescentes. A atividade foi promovida pela Escola do Legislativo e reuniu alunos de escolas estaduais das diferentes zonas de Manaus.
Com o tema “Combate ao abuso e à exploração sexual no ambiente virtual”, o evento teve foco educativo. Em discurso, Cidade destacou a gravidade do problema, citando dados alarmantes: de janeiro a março deste ano, foram registrados 197 casos de estupro de vulnerável no Amazonas.
“É um tema urgente. Precisamos orientar e empoderar nossas crianças e adolescentes para que saibam se proteger e denunciar”, declarou.
Além de divulgar os canais de denúncia, como Disque 100 e Disque 180, o deputado ressaltou a importância da Lei nº 6.775/2024, de sua autoria, que propõe a criação de um programa educativo para combater os riscos das redes sociais e jogos eletrônicos entre jovens.
“Nosso mandato está comprometido com a prevenção e proteção da juventude amazonense”, reforçou.
A programação contou ainda com a presença da primeira-dama do Legislativo, Thaisa Coelho, e de especialistas como as delegadas Joyce Coelho (DEAAI) e Camila Catanhede (PF), a professora Lidiany Cavalcante (Ufam) e o investigador Fabrício dos Anjos. Participaram alunos de sete escolas estaduais de todas as zonas da capital.