
Com a elevação do rio Negro acima da cota de inundação, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), solicitou informações formais à Prefeitura de Manaus sobre as ações emergenciais adotadas para mitigar os impactos da cheia. O requerimento será encaminhado também à Defesa Civil municipal e demais secretarias envolvidas.
Segundo o parlamentar, a cheia já afeta bairros como São Jorge, Educandos, Glória e Centro, entre outros, com risco direto para mais de 4.500 famílias. Cidade questiona a ausência de dados públicos claros sobre medidas de assistência, distribuição de água potável, controle de doenças e apoio a comerciantes prejudicados.
“O que de fato foi feito até agora? A população está sendo assistida ou apenas ignorada? Precisamos de respostas concretas”, declarou o deputado.
O rio Negro já marca 27,99 metros em Manaus, e há 42% de chance de alcançar a cota de inundação severa, segundo o Serviço Geológico do Brasil. O parlamentar cobra planejamento imediato, além de soluções estruturais a médio e longo prazos.