
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), propôs nesta quarta-feira (6/8) que parte das emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 seja destinada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A sugestão foi feita durante discurso no plenário e marca uma articulação política voltada ao fortalecimento do tratamento oncológico no estado.
“Manifesto desde já meu compromisso em colaborar com a FCecon. A luta contra o câncer é uma realidade presente em milhares de famílias amazonenses. Precisamos dialogar e buscar, juntos, formas concretas de apoiar essa instituição tão essencial”, declarou o deputado.
A proposta deverá ser formalizada em outubro, quando se inicia o prazo legal para a apresentação de emendas parlamentares à LDO. Cidade também confirmou presença em agenda oficial marcada para a próxima segunda-feira (11/8) com o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, e a gerente do Serviço de Ginecologia da Fundação, Mônica Bandeira.
Durante a fala, o parlamentar reiterou ainda que 50% das emendas impositivas são obrigatoriamente destinadas à saúde, o que representa mais de R$ 300 milhões ao ano.
“Esses recursos são fundamentais tanto na capital quanto no interior, onde ajudam a reduzir a pressão sobre os serviços de saúde de Manaus”, afirmou.
O reforço à FCecon vem num momento em que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta 5.450 novos casos da doença no Amazonas em 2025. Entre os mais frequentes estão os cânceres de colo do útero, mama, próstata, estômago, pulmão e intestino.
A iniciativa do presidente da Aleam pode ampliar o suporte financeiro à principal unidade oncológica do Estado e representa um passo importante do Legislativo em defesa da saúde pública.