Roberto Cidade fortalece liderança com federação União Progressista

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou nesta terça-feira (29/04), em Brasília, do lançamento oficial da federação União Progressista (UP), que une os partidos União Brasil e Progressistas. Com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e milhares de prefeitos e vereadores, a nova sigla se consolida como a maior força política do país, com forte presença no Norte e protagonismo no cenário nacional.

Durante o evento, Roberto Cidade destacou a importância estratégica da federação para o Amazonas.

“Essa união fortalece nossa atuação política. Somos agora a maior bancada estadual no Amazonas e temos uma representação expressiva em Manaus e no interior. Quem mais ganha com isso é o nosso povo, que terá mais voz nas decisões nacionais”, afirmou. O deputado também enalteceu a liderança do governador Wilson Lima, que comandará a federação no estado.

O governador Wilson Lima, por sua vez, classificou a criação da UP como um marco na democracia brasileira. Segundo ele, a nova estrutura permitirá ao grupo atuar de forma mais decisiva na política nacional, principalmente na busca por desenvolvimento sustentável na Amazônia.

“Temos quatro governadores no Norte, uma força que pode e deve ser usada para defender os interesses da população da região mais rica e, ao mesmo tempo, mais desigual do país”, disse Lima.

Além do fortalecimento institucional, os números da UP no Amazonas revelam a robustez da federação: são 25 prefeitos, 202 vereadores, 13 vice-prefeitos e a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus, com oito parlamentares. Na Assembleia Legislativa, o grupo permanece com seis deputados estaduais, enquanto na Câmara dos Deputados, são dois representantes federais pelo estado.

A direção nacional da União Progressista será dividida até dezembro entre os presidentes das duas legendas: Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas). O lançamento da federação ocorreu no Salão Negro da Câmara dos Deputados e contou com a presença de ministros, líderes do Congresso e representantes de todos os níveis de governo, consolidando a UP como protagonista na construção dos rumos políticos de 2026.

Sair da versão mobile