Roberto Cidade destaca impacto social e urbano de nova obra viária em Manaus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou nesta sexta-feira (25/4) a importância da intervenção urbana entregue pelo Governo do Estado na zona Sul de Manaus. Trata-se do prolongamento da avenida Lourenço da Silva Braga, que conecta os bairros Betânia e Morro da Liberdade e integra um conjunto de obras que visa melhorar o tráfego e a infraestrutura urbana da capital.

Para o parlamentar, a obra representa um avanço não apenas viário, mas também social e ambiental, com reflexo direto na qualidade de vida dos moradores.

“Essa intervenção vem para mudar a realidade da zona Sul e de quem transita entre o Centro e o Distrito Industrial. Com mais de R$ 100 milhões em investimentos, a obra mostra como o Governo do Amazonas tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento urbano. Na Assembleia, temos dado suporte a essas ações estruturantes que a população tanto precisa”, afirmou Roberto Cidade.

A nova ligação viária, com um quilômetro de extensão, faz parte do Prosamin+ e inclui macrodrenagem, pavimentação, acessibilidade e paisagismo. O projeto também reassentou cerca de 1.300 famílias que viviam em condições de risco, oferecendo soluções como bônus-moradia, indenizações e novas unidades habitacionais. Segundo o governador Wilson Lima, a obra vai além da infraestrutura:

“Estamos tratando de dignidade. Essa é uma das intervenções mais simbólicas do nosso governo e um marco na transformação urbana de Manaus”, declarou.

A obra está conectada ao pacote de mais de 40 quilômetros de intervenções em curso na capital, que inclui o Rodoanel Metropolitano, o “Rapidão”, com impacto direto na mobilidade entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional de Manaus. A etapa atual do Rapidão está 57% concluída e faz parte de uma estratégia ampla de requalificação viária e social da cidade. Na região da nova avenida, o governo também revitalizou equipamentos de lazer, como a Arena Betanhão e o Campo Noroeste, integrando esporte e urbanismo em áreas antes vulneráveis.

Sair da versão mobile