Roberto Cidade defende inclusão no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas que assegurem dignidade, oportunidades e respeito às pessoas com deficiência (PcDs).

Segundo o Censo 2022 do IBGE, o Amazonas conta com 266.814 PcDs, o equivalente a 7,01% da população. Em Manaus, esse percentual chega a 7,4%, representando 147.873 pessoas. Diante desse cenário, Cidade reforçou que seu mandato tem como prioridade enfrentar o preconceito e ampliar ações de inclusão.

“Nosso compromisso é trabalhar para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos e acesso à saúde, educação e mercado de trabalho”, afirmou.

Ao longo do mandato, o parlamentar apresentou 19 proposições relacionadas à pauta, entre elas a lei que obriga laboratórios a realizar coletas domiciliares para idosos e PcDs, a criação do selo “Empresa Amiga dos Autistas e Pessoas com TEA e TDAH” e a instituição do Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Além da produção legislativa, destinou R$ 1,4 milhão em emendas para ampliar o atendimento especializado em municípios do interior.

Cidade também articulou junto ao governo estadual recursos para equipar o Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ailson Souza da Silva, em Nova Olinda do Norte, referência no tratamento de PcDs. Para o parlamentar, o desafio é permanente:

“É nosso dever lutar contra o preconceito e criar condições reais de inclusão. Seguiremos empenhados para que cada pessoa com deficiência no Amazonas seja respeitada e acolhida”, disse.