A gestão do deputado estadual Roberto Cidade (UB) na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reforça seu compromisso com a inclusão ao inaugurar, ainda no primeiro semestre de 2025, o Centro de Inclusão Sensorial. Esse novo espaço oferecerá atendimento especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras deficiências, inicialmente com 200 vagas destinadas a servidores do Legislativo e seus dependentes. A expectativa é que, ao longo do ano, o atendimento seja ampliado para o público em geral.
“Manaus enfrenta um déficit no atendimento a pessoas com TEA, Down e outras deficiências. Este Centro será um marco na nossa gestão, oferecendo serviços de neuropediatria, neuropsiquiatria, terapias ocupacionais, acompanhamento nutricional, fonoaudiologia e reabilitação motora, em um espaço de 600 metros quadrados. É um legado significativo que fortalece a inclusão social”, afirmou o deputado Roberto Cidade.
O médico Arnoldo Andrade, diretor do Centro Médico da Aleam, destacou que o espaço incluirá atividades como terapias psicossociais, oficinas adaptativas e salas específicas para promover a autonomia dos pacientes, como uma cozinha para aprendizagem prática.
“Nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida e integração social para essas crianças e adolescentes, mostrando que a inclusão é um dever de todos”, pontuou Andrade.
Ampliação da comunicação
Paralelamente, Roberto Cidade também visitou o novo Centro de Mídias da Aleam, que abrigará a TV, rádio e o portal do Legislativo Estadual. O espaço terá instalações modernas e permitirá maior alcance das atividades institucionais. A diretora de comunicação, Mônica Santaella, destacou que a nova estrutura será essencial para aproximar a população do trabalho realizado pela Aleam.
“Com uma visão estratégica e dinâmica, o deputado Cidade nos proporcionou um espaço inovador para fortalecer a comunicação legislativa, garantindo que as novas mídias também ganhem destaque”, afirmou a jornalista.