
O tradicional Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no coração do Centro Histórico de Manaus, celebrou nesta quarta-feira (16) seus 142 anos de história como um dos mais emblemáticos patrimônios da cidade. Para marcar a data, o prefeito em exercício Renato Junior visitou o espaço e anunciou um pacote de ações da Prefeitura de Manaus voltadas para a revitalização do Mercadão e para o fortalecimento do comércio e da cultura na região central.
“Hoje celebramos um símbolo da nossa história e reafirmamos o compromisso de manter vivo o legado do Adolpho Lisboa. Eu fui feirante e sei o valor deste espaço. Manaus merece um mercado mais bonito, seguro e atrativo. Por isso, vamos revitalizar o Mercadão e todo o Centro”, disse Renato Junior. Ele adiantou que, em agosto, o prefeito David Almeida vai lançar oficialmente o “Mutirão no Centro”, com serviços de tapa-buracos, poda, varrição, sinalização viária e ações sociais em parceria com igrejas, comerciantes, o Iphan e a Câmara de Dirigentes Lojistas.
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa, reforçou que a proposta é transformar o mercado em um ambiente mais limpo, seguro e atrativo para moradores e turistas. “Estamos trabalhando de forma integrada com várias secretarias para garantir melhorias não só no prédio histórico, mas também no entorno. Queremos um espaço onde todos se sintam bem”, destacou.
O anúncio foi recebido com entusiasmo por permissionários como Geraldo Ferreira, de 64 anos, que há cinco décadas trabalha no mercado.
“Esse lugar é um patrimônio. Já passamos por muita dificuldade aqui. Agora, com essa atenção da prefeitura, temos esperança de dias melhores”, afirmou.
Entre os visitantes, o Mercadão também despertou elogios. O professor universitário Elson Cormarck, do Rio de Janeiro, que visita Manaus pela quarta vez, destacou a autenticidade do espaço.
“É um mercado com preços justos, produtos típicos e uma energia que representa a alma de Manaus. Recomendo a visita a todos”, disse.
A revitalização integra as ações de preparação do Centro para o “#SouManaus 2025”, considerado o maior festival cultural do Norte, que será realizado na região central da cidade. O objetivo, segundo Renato Junior, é devolver ao Centro Histórico o protagonismo cultural e comercial que sempre marcou a história da capital amazonense.