Regras de banho na Ponta Negra são reforçadas no verão amazônico

Com a chegada do verão amazônico e o aumento da procura pela praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, a Prefeitura está reforçando as orientações de segurança para os banhistas. O horário permitido para banho no rio Negro é das 8h às 17h. Após esse período, não há atuação de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, e a baixa visibilidade da água à noite aumenta o risco de acidentes.

O vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antônio Peixoto, destacou que a medida é preventiva.

“No verão amazônico, as pessoas frequentam mais a praia, mas precisamos respeitar o horário de banho. Depois das 17h não há guarda-vidas. Pedimos que todos aproveitem o longo período permitido e evitem entrar no rio à noite ou de madrugada”, afirmou.

Além do limite de horário, a Prefeitura orienta que os banhistas sigam as marcações dos guarda-vidas, evitem consumo excessivo de álcool antes de nadar e mantenham atenção especial com crianças, idosos e pessoas com saúde mais frágil. É proibido o uso de garrafas de vidro na areia e na água, para evitar acidentes, assim como a prática de acampamentos, churrascos, fogueiras, brincadeiras com pipas e comércio ambulante não autorizado.

Equipes de segurança, incluindo Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuam diariamente no balneário, monitorando o público e preservando o patrimônio. A praia perene da Ponta Negra, com 4,8 mil m², foi entregue em 2012 após obra de requalificação. Durante o verão, a expectativa é de movimento intenso, exigindo atenção redobrada dos frequentadores para garantir lazer seguro e preservação do espaço.