
O programa RecuperaFone, criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), completou um ano de atuação com resultados expressivos no combate ao roubo e furto de celulares. Desde o lançamento, mais de 6,5 mil aparelhos foram recuperados, sendo 2.338 com proprietários identificados e 1.547 já devolvidos.
Em agosto, Manaus registrou a maior queda do ano nos roubos de celulares: redução de 41,6% em comparação ao mesmo mês de 2024. O índice reflete o impacto das operações conjuntas entre Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), aliadas ao funcionamento do RecuperaFone, que também inibe a receptação e o comércio ilegal desses aparelhos.
De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do NIRC, a iniciativa vai além da devolução dos bens materiais, pois representa a sensação de justiça para as vítimas. “O RecuperaFone integra tecnologia, investigação e cooperação entre as polícias, e por isso tem alcançado números tão positivos”, destacou.
No primeiro ano, o programa também vistoriou 93 lojas de assistência técnica, resultou em 102 prisões, 35 operações realizadas e 224 procedimentos enviados à Justiça. As ações consolidaram o projeto como um dos principais aliados no enfrentamento à criminalidade em Manaus.
Além da capital, o RecuperaFone atua no interior por meio da operação Impacto, apoiando municípios como Parintins e Manacapuru. Segundo a SSP-AM, a proposta é expandir cada vez mais a fiscalização e conscientizar a população sobre os riscos e crimes relacionados à receptação de celulares roubados.