Queimadas no Amazonas caem 87% com novos grupamentos de bombeiros

Foto Valter Campanato

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (18/9), uma redução histórica de 87% nos focos de calor registrados no Amazonas entre janeiro e agosto de 2025. O resultado foi atribuído à criação de novos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), que já funcionam em dez municípios do interior e têm reforçado a resposta rápida às ocorrências.

De acordo com Wilson Lima, até o fim do ano serão entregues mais seis bases, totalizando 16 novas unidades em 2025. Para 2026, estão previstas mais cinco instalações, ampliando em quase 200% a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas no interior do estado, passando de 11 para 32 municípios.

“Com as equipes locais atuando imediatamente, conseguimos conter os incêndios antes que se espalhem”, destacou o governador.

Além da expansão das bases, o governo assinou convênio com o BNDES para a compra de cinco viaturas Auto Bomba Florestal, no valor de R$ 13,2 milhões, que irão equipar as novas unidades. Outra novidade é o sistema Defesa Civil Alerta, que enviará mensagens de emergência diretamente aos celulares da população em áreas de risco.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ressaltou que a descentralização das ações foi decisiva.

“A redução expressiva dos focos de calor mostra que a integração entre bombeiros, brigadistas e prefeituras tem dado resultado”, afirmou. A estiagem de 2025 deve atingir até 30 municípios e 480 mil pessoas, mas o governo afirma que está preparado para mitigar os impactos.

Sair da versão mobile