Putin anuncia trégua temporária na guerra com a Ucrânia durante a Páscoa

Prédio atacado em Kryvyi Rih, na Ucrânia, em 5 de março de 2025, em imagem divulgada pelo governo ucraniano — FotoServiço de Emergência da Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) uma trégua temporária na guerra contra a Ucrânia, com validade até a meia-noite de segunda-feira (21), no horário local. A medida, segundo o Kremlin, tem caráter humanitário e ocorre em razão das celebrações da Páscoa ortodoxa.

“Ordenei que todas as ações militares sejam pausadas neste período”, declarou Putin, em vídeo publicado nos canais oficiais do governo russo. O presidente, no entanto, ressaltou que as tropas devem permanecer em alerta para responder a qualquer violação ou provocação por parte das forças ucranianas.

Durante reunião com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, Putin afirmou que a trégua será um teste de boa-fé do governo de Kiev.

“Essas ações mostrarão se há real disposição do regime ucraniano para participar de um processo pacífico e buscar soluções para a crise”, disse.

O Ministério da Defesa russo também confirmou que os militares cumprirão o cessar-fogo, desde que haja reciprocidade por parte da Ucrânia. A trégua ocorre em um momento delicado das negociações de paz mediadas por potências internacionais, que vêm sofrendo impasses e falta de avanço concreto.