Príncipe William desembarca no Rio sob alerta máximo após onda de violência

Príncipe William. Imagem divulgação Royal Fundation

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, desembarca nesta segunda-feira (3) no Rio de Janeiro para uma visita oficial com foco em sustentabilidade e inovação. A passagem do príncipe de Gales marca sua primeira viagem ao Brasil e antecede sua participação na COP30, que será realizada em Belém (PA), representando o rei Charles III.

Durante a estadia na capital fluminense, William terá uma agenda voltada à proteção ambiental e ao diálogo internacional. Ele participará de encontros com líderes globais em inovação, investidores e representantes indígenas e comunitários que atuam em projetos de restauração da biodiversidade. A programação também inclui visitas a iniciativas locais que promovem soluções sustentáveis em áreas urbanas e costeiras.

Na quinta-feira, o príncipe será o principal convidado da cerimônia do Prêmio Earthshot, uma das mais prestigiadas premiações ambientais do mundo, criada para incentivar soluções contra as mudanças climáticas, a poluição e a perda de ecossistemas. Ele também integrará a Cúpula Global do Programa United for Wildlife, evento que busca incluir os crimes ambientais entre as prioridades estratégicas de segurança global, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Interpol, a ONU e a Polícia Federal.

Com a chegada do príncipe e a realização de mais de 50 eventos ligados à crise climática, o Rio de Janeiro adotou um esquema especial de segurança e mobilidade, com bloqueios em vias da Zona Sul e do Aterro do Flamengo. A cidade se torna, nesta semana, um dos principais palcos mundiais para o debate sobre o futuro do meio ambiente e o combate aos crimes ecológicos.

Sair da versão mobile