Presidente da ALEAM Roberto Cidade propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca

Em mais um gesto de compromisso com o fortalecimento da indústria amazonense, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), recebeu, nesta sexta-feira (16/5), a edição 2025 da Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas. O lançamento ocorreu durante Sessão Especial no plenário Ruy Araújo e reuniu lideranças industriais, autoridades políticas e representantes da sociedade civil.

Elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a agenda é um importante instrumento para a manutenção do diálogo transparente entre a indústria, o comércio e os poderes Legislativo e Executivo, além de consolidar as principais pautas do setor produtivo e reforçar o papel estratégico da Zona Franca de Manaus (ZFM) na economia nacional.

“Esse diálogo é importante e fundamental para que possamos estar alinhados com o nosso principal objetivo, que é defender e manter a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). E, em mais uma demonstração de compromisso desta Casa com o nosso principal modelo econômico, proponho a criação de uma Comissão Permanente na Aleam para o acompanhamento da tramitação, em nível local e nacional, e, consequentemente, da defesa de todas as iniciativas que possam ter implicações diretas nas vantagens comparativas e estratégicas de desenvolvimento regional da ZFM”, declarou o presidente.

A iniciativa foi acolhida com grande satisfação pelas lideranças da Fieam e do Cieam, que ressaltaram a importância de um acompanhamento legislativo permanente e especializado sobre as questões que afetam a Zona Franca de Manaus.

“A proposta de criação da comissão sinaliza um importante alinhamento de esforços em prol da proteção e do fortalecimento das condições que garantem a competitividade e a sustentabilidade da indústria amazonense. Este movimento conjunto representa um passo significativo na defesa dos interesses da ZFM e na busca por um futuro econômico robusto para o Estado do Amazonas”, afirmou o presidente da Fieam, Antonio Silva.

A solenidade contou com a participação de representantes do Cieam, da Fieam, da Secretaria Executiva de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), representada por Priscila Vieira; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM); da Associação Comercial do Amazonas (ACA); e da Comissão de Relações Institucionais da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas.

Também estiveram presentes os deputados Adjuto Afonso (UB), Abdala Fraxe (Avante), Sinésio Campos (PT) e Alessandra Campelo (Podemos).