
A Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira (9), nos bairros São Jorge e Compensa, zona Oeste, mais uma etapa da operação “Sucata”, que remove veículos abandonados em vias públicas. Coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com apoio da Guarda Municipal, a ação tem como objetivo evitar o acúmulo de lixo, combater focos de doenças e melhorar o fluxo do trânsito.
Desde janeiro, a operação já resultou na remoção de 501 veículos em situação de abandono em toda a cidade. De acordo com o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, além de atrapalharem o trânsito, esses veículos muitas vezes tornam-se pontos de insegurança, podendo abrigar lixo, insetos e até atividades criminosas.
O trabalho é feito em etapas: após receber denúncias pelo “Plantão do Trânsito” (0800 092 1188), os agentes mapeiam os locais e programam as remoções. Os carros são levados para o parqueamento da Prefeitura, e os proprietários que desejarem reavê-los deverão quitar multas, impostos e custos com a remoção.