A Prefeitura de Manaus concluiu, nesta segunda-feira (4/8), o primeiro dia do “Mutirão no Centro” com resultados expressivos nas áreas de segurança, assistência social, infraestrutura e limpeza urbana. A ação multissetorial mobiliza 16 secretarias e órgãos municipais com o objetivo de reorganizar e revitalizar o centro da capital amazonense.
De acordo com o balanço oficial, 25 pessoas em situação de vulnerabilidade foram acolhidas pelo Fundo Manaus Solidária, enquanto 169 pessoas em situação de rua foram abordadas pela equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), das quais 28 aceitaram acolhimento imediato.
Na área da segurança, sete pessoas foram presas por tráfico de drogas e tentativa de homicídio, sendo quatro com mandados de prisão em aberto. A operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), em parceria com forças policiais.
Na infraestrutura, 80 metros de calçadas foram reconstruídos e 451 pontos de iluminação pública foram reativados. Já as equipes de limpeza urbana recolheram mais de 16.500 quilos de lixo das ruas centrais, com reforço na sinalização viária e 17 autuações de trânsito registradas pelo IMMU.
O combate ao comércio irregular também avançou. Duas oficinas clandestinas foram fechadas, três caminhões com estruturas irregulares foram apreendidos e 35 notificações foram emitidas a estabelecimentos por obstrução do passeio público.
A iniciativa segue ao longo da semana, com previsão de impactar mais de 120 ruas da área central.
“Estamos ocupando o Centro e permaneceremos até que a organização, de fato, se estabeleça”, declarou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.