Prefeitura reforça ação contra impactos da cheia e assiste 2 mil famílias em Manaus

A Prefeitura de Manaus ampliou, nesta segunda-feira (14/7), a operação “Cheia 2025”, com a entrega de alimentos, kits de higiene, colchões e água potável para mais de 2,2 mil famílias atingidas pela cheia dos rios. Em ação coordenada pela Defesa Civil e diversas secretarias, o prefeito em exercício, Renato Junior, liderou o início da nova fase, que alcançará 37 comunidades e nove bairros da capital — parte delas, em regiões ribeirinhas de difícil acesso.

“Não decretamos calamidade, mas agimos como se estivéssemos dentro dela”, afirmou Renato Junior, destacando o compromisso da gestão David Almeida com a proteção social.

A operação, iniciada ainda na subida dos rios, envolve 5 mil cestas básicas, 4,1 mil kits de higiene e limpeza, colchões e 8 mil litros de água. Além disso, o trabalho de prevenção, iniciado no começo do ano, já resultou na desobstrução de quase 5 mil bueiros, dragagem de igarapés, retirada de lixo e ações em escolas e vias alagáveis.

O diferencial da operação está na logística fluvial e terrestre, que conta com apoio da Marinha do Brasil e da concessionária Águas de Manaus.

“Manaus não é só cidade, é rio também”, afirmou o ribeirinho Francisco Anidá Montenegro, morador da comunidade São Sebastião.

Para a Prefeitura, o sucesso do enfrentamento à cheia está na soma de prevenção, presença e assistência.

“É gestão pública com compromisso real. Não se trata de propaganda, mas de estar onde as pessoas mais precisam”, reforçou Renato Junior.